Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

APOSTILA DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS - SINTAXE - TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO.

Exercícios (Conhecimentos Linguísticos – Sintaxe)

1) Leia o trecho do romance de Graciliano Ramos.

Não se conformou: deveria haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passara a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! [...]

Graciliano Ramos. Vidas secas.

Rio de janeiro: Record, 2008, pág.94.

a ) Considerando o aspecto sonoro, que tipo de frase mais aparece no trecho?

b) Indique as frases exclamativas do trecho.

c) O que expressam essas frases exclamativas?

d) Agora, copie do trecho a frase interrogativa e transforme-a em frase declarativa afirmativa. Explique a diferença que há entre as duas.

2) As frases a seguir indicam situações que podemos vivenciar em nosso cotidiano. Diante de cada situação, como as pessoas envolvidas poderiam se expressar? Construa uma frase verbal e uma nominal para cada situação.

a) Paulo encontra-se no hospital. De repente ouve alguém gritar que há um incêndio no prédio. Ele também quer avisar as outras pessoas.

b) Em plena aula de redação, Carlos, que tinha muita dificuldade para elaborar um texto, recebe um elogio da professora.

c) Um político, conhecido pelos seus hábitos de corrupção, passeia tranquilamente em um Shopping Center. Algumas pessoas sentem-se indignadas com a presença dele e resolvem expressar essa indignação.

d) Na maioria das grandes cidades, há um fluxo muito grande de carros, o que tem contribuído para a lentidão do transito. Você é um cidadão preocupado com os problemas de sua cidade e resolve mandar um recado aos motoristas.

3)Leia:

O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aros, com fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. [...] Clarice Lispector. A legião estrangeira.

São Paulo, Siciliano, 1992, pág.9.

a) No trecho, encontramos frases verbais?

b) Que classe gramatical predomina nas frases transcritas ?

c) Como estas frases se classificam quanto ao aspecto morfológico?

4) Toda frase verbal é também um período. Leia os períodos do trecho a seguir:

[...] Começa com um índio tocando flauta na selva. E as índias jovens ouviam-no. Saí para procurar ver quem era o guapo índio que a tocava foi só um passo. O segundo passo foi encontrar o músico e cair para trás com uma bruta decepção. Elas, tolinhas, achavam que coisa bonita só pode vir de gente bonita. E caprichosas, malcriadas, empurravam o índio feio para fora da clareira, ele então fugiu [...]

Clarice Lispector. Como nasceram as estrelas: doze lendas.

Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1987.

a) Destaque os verbos e as locuções verbais.

b) Classifique estes períodos. Justifique.

c) “Começa com um índio tocando flauta na selva.” Pode-se dizer que essa frase é também uma oração? Explique.

5) Observe o anúncio da Bayer:

Projetos Vencedores

* Criação da 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural Urbana brasileira, em Cascatinha, Curitiba (PR).

* Agendas Civis para a Amazônia: perspectivas para o futuro desta região.

* Agindo localmente, pensando globalmente: conscientização ambiental na comunidade de Patrocínio (MG).

* Estudo hidrológico comparativo na região serrana sul brasileira: uma ponte entre os recursos hídricos e florestais.

Os Autores destes quatro projetos vão representar o ambientalismo brasileiro no encontro Internacional dos Jovens Embaixadores Ambientais. Saiba mais informações em www.bayer.com.br

Bayer Yong Environmental Enjoy

a) A maioria das frases que aparecem no anúncio são frases nominais. Justifique.

b) ”Os autores destes quatro projetos vão representar o ambientalismo brasileiro no Encontro Internacional dos jovens Embaixadores Ambientais.”.

*É uma frase verbal ou nominal? Por quê?

*Essa frase constitui um período simples ou composto?

6) Classifique os períodos em Simples ou Compostos:

a) Na plataforma da rodoviária, Irene espera o namorado em vão, com as passagens na mão e um olhar muito triste.

b) ”E era uma história feita de coisas eternas e irredutíveis: de ouro, amor, liberdade, traições[...]” (Cecília Meireles).

c) A gravidez na adolescência é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil.

d)”João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, embora goste de ficar perto da gente [...]” (Rubem Braga).

e) ”[...] Minhas palavras são extensões do meu corpo [...]” (Rubem Alves).

Quais deles são formados de oração absoluta? Explique.

7) Releia o período:

”João-de-barro é um bicho bobo que ninguém pega, embora goste de ficar perto da gente [...]”. Quantas orações há nesse período?

8) Leia o trecho e observe os verbos destacados:

“A dona esperava impaciente sob o guarda sol. O basset ruivo afinal despregou-se da menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa nudez que nem pai nem mãe compreenderiam [...]. Clarice Lispector. A legião estrangeira.

São Paulo. Ática, 1989 pág. 60.

a) Qual é o sujeito de cada um dos verbos ?

b) Classifique esses sujeitos.

c) ”O basset ruivo afinal despregou-se da menina [...].” Qual é o núcleo do sujeito dessa oração?

d) A partir da oração do exercício anterior, elabore uma outra transformando o sujeito simples em composto.

e) Quantos predicados verbais há no trecho? Transcreva-os.

f) Quantos predicados nominais há no trecho? Transcreva-os.

g) Quantos predicados verbos-nominais há no trecho? Transcreva-os.

9) Leia os versos a seguir:

Mundo grande

[...] Sim, meu coração é muito pequeno.

Só agora vejo que nele não cabem os homens.

Os homens estão cá fora, estão na rua.

A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.

Mas também a rua não cabe todos os homens.

A rua é menor que o mundo

O mundo é grande [...]

Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa.

Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988, págs. 73-74.

a) Em cada verso há uma ou duas orações (períodos). Informe os verbos dessas orações com seus respectivos sujeitos. Classifique-os.

b) Quantos versos há na poesia e quantas estrofes ?

c) Que tipo de sujeito predomina nos versos ?

d) Considerando a posição do sujeito, em que ordem se encontra o último verso do poema ?

e) No 1° verso desse trecho, qual é o núcleo do sujeito ? A que classe de palavra pertence?

f) Indique um PV e PN, retirados da poesia e se núcleo.

10) Leia algumas manchetes publicadas no jornal folha de São Paulo, no dia 04 de maio de 2007.

Em seguida, aponte o sujeito de cada uma delas, indique os núcleos e classifique esses sujeitos.

a) ”Aposentadoria é sonho para agricultores da China”.

b) ”Geopolítica do foguete volta à moda”.

c) ”Panorama para mulheres evolui aos poucos no país”.

d) ”Ocupação feminina chega a 56% no ensino superior”.

e) ”Pela lei, comprador e vendedor respondem juntos por defeitos”.

f) ”Bolsas perdem dois PIBs do Brasil”.

11) As orações a seguir possuem um mesmo tipo de estrutura em relação ao sujeito. Que estrutura é essa? Justifique sua resposta.

a) Havia muitos casos estranhos naquele jornal.

b) No momento da explosão, fazia muito calor na sala.

c) Bem, ainda é muito cedo!

d) Deve haver maus políticos envolvidos no escândalo.

e) Está chovendo muito neste verão.

12) Releia a primeira oração do exercício anterior:

“Havia muitos casos estranhos naquele jornal.”

a) Escreva essa oração mudando o verbo haver pelo verbo existir.

b) Que mudança ocorreu?

c) Classifique o sujeito da oração transformada.

13) Releia os períodos a seguir:

*Em seus momentos mais aflitos, os garotos corriam pela floresta; eles gritavam o nome do instrutor, choravam e tentavam achar o caminho de volta para casa.

*Naquela tarde chuvosa, receberam o salário e logo foram comprar os alimentos de que necessitavam.

*Não podia ser um momento mais propício do que aquele em que fizeram a reivindicação por melhores condições de trabalho.

a) Nos três períodos, há orações com verbos flexionados na terceira pessoa do plural. Em apenas um deles, o sujeito dessa forma verbal não é indeterminado. Indique o período e diga por que.

b) Escreva as orações com sujeitos indeterminados, de forma que os sujeitos se tornem determinados.

14) Leia o trecho:

[...] Genoveva acendeu uma vela. Depois foi sentar-se na soleira da porta e pediu-lhe que contasse alguma coisa das terras por onde andara. Deolindo recusou a princípio; disse que se ia embora, levantou-se e deu alguns passos na sala. Mas o demônio da esperança mordia e babujava o coração do pobre diabo e ele voltou a sentar-se, parar dizer duas ou três anedotas de bordo. Genoveva escutava com atenção. Interrompidos por uma mulher da vizinhança, que ali veio, Genoveva fê-la sentar-se também para ouvir ”as bonitas histórias que o senhor Deolindo estava contando, não houve outra apresentação. [...]

Machado de Assis. Contos

São Paulo: FTD 2002 pg.137.

a) Indique e classifique o sujeito dos verbos acender, sentar-se e pedir.

b) Indique que personagem os sujeitos elípticos (ocultos) dos verbos dizer, ir, levantar-se e dar representam.

c) Releia o trecho:

“Mas o demônio da esperança mordia e babujava o coração do pobre diabo e ele voltou a sentar-se, parar dizer duas ou três anedotas de bordo.”

*Qual o sujeito dos verbos destacados?

*O pronome ele (determinado e não oculto), sujeito simples de “voltou a sentar-se”, refere-se a que personagem?

d) Em “que ali veio”, qual é a classe gramatical do termo destacado? A quem ele se refere e qual sua função sintática?

e) Identifique, no trecho, a única oração sem sujeito e justifique sua ausência.

15) Copie o sujeito das orações abaixo, circule seu núcleo quando houver e classifique-o:

a) Ontem faltou apenas um professor.

b) Naquela rua, ocorreu um acidente ontem.

c) Na segunda-feira, chegou uma visita para nós.

d) Naquela enchente, morreu uma criança.

e) Já deu uma hora.

Obs.: Os sujeitos dos períodos acima estão na ordem inversa.

f) Aquele senhor não conseguiu entrar no ônibus.

g) Voltem para casa mais cedo, meninas!

h) Durante o jantar, caíram pratos e copos no chão.

i) Instalaram uma nova emissora de rádio na cidade.

j) Na primavera, sempre há muitas flores nos jardins e árvores.

l) No clube, só se fala do campeonato de vôlei.

m) Com o frio, geou em muitas cidades do Sul.

n) Nossa, como faz calor no Nordeste.

o) Que fazes aqui, sozinha, a esta hora ?

Obs.: Os sujeitos dos períodos acima podem estar na ordem direta ou inversa.

16) Leia um trecho da música “A banda” de Chico Buarque de Hollanda:

Estava à toa na vida

O meu amor me chamou

Para ver a banda passar

Tocando coisas de amor

A minha gente sofrida

Despediu-se da dor

Para ver a banda passar

Cantando coisas de amor

(...)

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

A moça feia debruçou-se na janela

Pensando que a banda tocava pra ela (...)

Agora, faça a análise sintática, separando em sujeito e predicado as orações retiradas do texto. Observe o exemplo:

“O meu amor me chamou”.

Sujeito simples: O meu amor

Núcleo sujeito: amor

Predicado Verbal: me chamou

Núcleo PV: chamou (ação)

a) ”Estava à toa na vida”.

b) ”A minha gente sofrida/despediu-se da dor”.

c) ”O velho fraco se esqueceu do cansaço”.

d) ”e pensou”.

e) “ainda era moço”.

f) ”A moça feia debruçou-se na janela”.

17) Grife o predicado das orações abaixo, classificando-os em Predicado Verbal (PV), Predicado Nominal e Predicado Verbo-Nominal. Circule o núcleo de casa um dos predicados:

a) A criança lhe obedecia cegamente.

b) Eu parecia exausto.

c) A noite estava estrelada.

d) Ele saiu cedo.

e) João encontrou a namorada abatida.

f) O motoqueiro anda cansado.

g) Eu tenho um vidro de tinta.

h) Rezo minhas preces todas as noites.

i) O juiz julgou acertada a opinião das testemunhas.

j) Todos acharam Sônia encantadora.

l) A máquina de escrever precisa de reparos.

m) A lua permanecia escondida.

n) Gosto muito de livros.

o) O homem recebeu a notícia eufórica.

p) O rapaz parece preocupado.

q) Susana era jovem.

r) Encontrei alguns amigos no cinema.

s) Todos estavam animados.

18) Leia as alternativas abaixo e assinale somente as corretas:

a) ( )Em uma oração, sempre que houver verbo de ligação haverá predicativo do sujeito.

b) ( )Nunca haverá predicado nominal se o verbo da oração for de ação.

c) ( )Só há predicado nominal com verbo de ligação.

d) ( )O predicado verbal é formado por verbos de ação.

e) ( )O predicado verbo-nominal só tem um núcleo.

19) Complete os predicados nominais abaixo com o predicativo do sujeito. Grife o verbo de ligação:

a) A festa estava _________.

b) A mulher parecia muito _________ durante a reunião.

c) A chuva continua _________.

d) Meus pais estão _________ por causa da viagem.

e) Depois do acidente, Mário ficou _________.

20) Leia o texto e responda as questões:


Século do Progresso

A noite estava estrelada.

Quando samba se formou

A lua veio atrasada

E o samba começou.

Entretanto, ali bem perto,

Morria de um tiro certo

Um valente muito sério,

Professor dos desacatos.

Ensinava aos pacatos

O rumo do cemitério.

Chegou alguém apressado,

Naquele samba animado

Que, cantando, assim dizia:

No século do progresso

O revólver teve ingresso

Pra acabar com a valentia.

Noel rosa. In Literatura Comentada

São Paulo, Abril Educação, 1982.


a) Em relação à primeira oração: “A noite estava estrelada”:

* Copie o predicado e classifique-o:

* Classifique o verbo quanto à predicação:

* Dê a função sintática da palavra estrelada.

b) Das orações “A lua veio atrasada” e “Chegou alguém apressado”:

* Copie o sujeito e o predicado de cada uma:

* Classifique o predicado:

* Dê a função sintática das palavras atrasada e apressado.

c) Faça a análise sintática das orações:

* “... o samba começou”.

* “Ensinava aos pacatos/ o rumo do cemitério”.

21) Some as duas orações (PV+PN) e escreva uma terceira com predicado verbo-nominal:

a) A moça chegou ao shopping. A moça estava cansada.

b) Os alunos assistiam à peça. Os alunos estavam interessados.

c) Nós elegemos Carlos. Carlos será representante de classe.

d) O juiz julgou o réu. O réu era inocente.

22) Reescreva as orações com predicado verbo-nominal, transformando cada uma delas em duas orações: uma com predicado verbal/ outra com predicado nominal:

a) Nervosa, Maria leu a notícia.

b) Vamos eleger Eduardo presidente do clube.

c) Os visitantes, apressados, retiraram-se.

d) Julguei sua atitude desonesta.

23) Classifique as palavras destacadas em predicativo do sujeito ou predicativo do objeto :

a) Marta encontrou Fernando agitado.

b) O bebê dorme tranqüilo.

c) Este animal é selvagem.

d) Julgamos importante a escola.

e) O metrô nunca chega atrasado.

f) Todos o chamavam de palhaço.

24) Leia o trecho a seguir:

Todos os anos, no dia de seu aniversário, o patrão oferece-nos um almoço. Um gigantesco toldo é montado no pátio da fábrica e ali, em compridas mesas, sentamos todos, os seiscentos e tantos operários, os capatazes, os chefes de seção, para saborear uma lauta e substancial refeição: salada de bata, frango, arroz, feijão, massa. Um cardápio escolhido pelo próprio patrão que é, como ele mesmo faz questão de assinalar, uma pessoa de gostos simples. Mas com o pé na terra.

Moacyr Scliar. A ovelha de Van Gogh: contos.

São Paulo. Companhia das Letras, 1989, pág.103.

a) Indique o sujeito e o predicado da primeira oração do trecho.

b) Quantas orações há no segundo período do trecho?

c) Identifique o sujeito de casa uma dessas orações (letra B) e classifique-os.

d) Indique e classifique o predicado da primeira oração do segundo período.

25) Leia um trecho do romance Vidas Secas:

“Fabiano roncava de papo para cima, as abas do chapéu cobrindo-lhe os olhos, o quengo sobre as bonitas de vaqueta. Sonhava, agoniado, e Baleia percebia nele um cheiro que o tornava irreconhecível. Fabiano se agitava, soprando. Muitos soldados dos amarelos tinham aparecido, pisavam-lhe os pés com enormes reiunas e ameaçavam-no com facões terríveis”.

Graciliano Ramos. Vidas Secas.

Rio de Janeiro, Record,2008,pág.82

a) Apenas um dos verbos destacados não é significativo, ou seja, indica estado ao invés de ação. Que verbo é esse?

b) Indique e classifique o sujeito das formas verbais: roncava, sonhava, se agitava, tinham aparecido.

c) Indique e classifique o predicado dos seguintes sujeitos:

*Fabiano -___________________________________________________________________________________

*Ele (Sujeito elíptico ou oculto) -_________________________________________________________________

*Muitos soldados amarelos –____________________________________________________________________

26) Leia as frases:

* No Aquário de São Paulo há diversão garantida com muitas atrações.

* Os alunos do 9º ano prestaram uma homenagem ao professor de matemática.

*Existe, no Brasil, um grande número de indigentes.

* A leitura de um bom livro amplia nosso conhecimento.

* No processo de urbanização, surgiram às favelas.

* A melhoria de vida nas grandes depende de transformações sociais.

a) Indique os verbos das orações. Todos os períodos são simples? Justifique.

b) Informe a função sintática desses verbos. Justifique.

c) Classifique os predicados das orações. Justifique sua resposta.

27) Leia as frases a seguir:

* O trânsito permanece caótico nos grandes centros.

* A realidade nas periferias das cidades torna-se preocupante para os governos.

* A vida no campo parece mais tranquila.

a) Nessas frases verbais há um tipo comum de verbo. Qual é?

b) Esse tipo de verbo forma qual predicado?

28) Leia o trecho a seguir:

“O Saci é um menino fantástico, brasileiro, negro. Tem só uma perna e o olhar muito esperto. Costuma vestir uma touca vermelha e trazer na boca um cachimbo porque gosta de fumar. Muita gente o tem como um ser maléfico. Mas isso é exagero. O Saci é endiabrado, mas não diabólico. É mais dado a brincadeiras que a malefícios. Astuto, tinhoso, diverte-se fazendo gozações,dando sustos, aprontando trapalhadas.

Segundo o folclorista Câmara Cascudo, o Saci pronto e acabado como o conhecemos – é originário do Sul do Brasil. Em Roma e Portugal, há seres semelhantes a ele. E, recentemente, Há quem diga ter notado sua presença na Austrália, em Madagascar e na famosa excursão Londres-Liverpool-Dublin.

Samir Meserani. Os incríveis seres fantásticos.

São Paulo: FTD, 1997, pág. 25

a) Para representar algumas características do Saci na primeira oração, ou seja, para usar os adjetivos (nome morfológico) ou predicativo do sujeito (nome sintático), qual é o verbo usado?

b) Que tipo de verbo é esse (nome) e qual sua função?

c) “O saci é um menino fantástico, brasileiro, negro”. As palavras destacadas referem-se ao sujeitou “saci”. Que nome recebem essas características do sujeito contidos no predicado?

d) Que termo funciona como núcleo nesse predicado?

e) Como se classifica esse predicado?

f) ”Mas isso é um exagero”. Sobre essa oração indique:

*O sujeito e o predicado -

*O tipo de verbo quanto à predicação –

*O predicativo do sujeito –

*O núcleo do predicado –

*O tipo de predicado –

29) Leia os versos de Carlos Drummond de Andrade:

Clara passeava no jardim com as crianças.

O céu era verde sobre o gramado,

A água era dourada sob as pontes,

Outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,

O guarda-civil sorria, passavam bicicletas,

A menina pisou a relva para pegar um pássaro,

O mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era tranqüilo ao redor de Clara [...]

Calos Drummond de Andrade. Poesia e prosa.

Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1988, pág.72.

a) Indique e classifique quanto à predicação, o verbo do 1º verso. (*)

b) Classifique o predicado nesse verso, indicando seu núcleo.

c) ”a menina pisou a relva [...]”. Classifique o predicado.

e) Qual é o núcleo dos predicados nesse verso?

f) Identifique os versos formados de predicado nominal e copie os predicativos se deus respectivos sujeitos.

30) Nas orações a seguir, identifique os predicativos e classifique-os em predicativo do sujeito ou do objeto:

a) Naquela noite, tudo parecia tranqüilo na cidade maravilhosa.

b) Os rapazes encontraram a garota desfalecida no parque.

c) Muitas pessoas o consideram um rapaz bastante elegante.

d) O diretor da escola saiu desanimado da reunião; os professores estavam indiferentes em relação ao trabalho sobre cidadania.

31) Leia, a seguir, trechos do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

* “Fabiano sentou-se desanimado na ribanceira do bebedouro [...]”.

* “Os braços penderam, desanimados”.

* “Fabiano ouviu os sonhos da mulher, deslumbrado [...]”.

* “E Baleia fugiu precipitada [...]”.

a) Identifique e classifique os predicados das orações.

b) Identifique e classifique os predicativos.

c) Indique os núcleos dos predicados.

d) Classifique os predicados.

32)Leia as orações a seguir:

*Os governadores saíram animados da reunião com o presidente.

Os alunos realizaram a pesquisa felizes.

*Os governadores pareciam animados na reunião com o presidente.

Os alunos continuaram felizes com a pesquisa.

a) Agora, compare os dois blocos. Em seguida, destaque e classifique os predicados.

b) Destaque e classifique, em seguida, os predicativos do sujeito.

34 comentários:

  1. Adorei os exercícos!
    Podería mandar as respostas ou indicar um lugar onde eu as encontro?
    Email:barretobaptista@gmail.com
    Parabéns pelo site!
    Um abraço
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de obter as respostas amandaanascimento35@gmail.com

      Excluir
  2. Adorei esse exercício
    sera que tem como obter as respostas
    fico no aguardo.
    Grata Nádia
    imail.Nadyamc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pleo blog.
    http://blogeusouvencedor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o exercício. Gostaria de obter as respostas.

    ResponderExcluir
  5. daria para mandar as respostas rose.gcristo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Legal! Poderia me enviar as respostas? Agradeço! gleicenorm@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Legal! Poderia me enviar as respostas? Agradeço! gleicenorm@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te enviou as respostas? Se já, poderia me enviar? E-mail: analusolove@hotmail.com
      Agradeço!

      Excluir
    2. Já te enviou as respostas? Se já, poderia me enviar? E-mail: shadebleck@hotmail.com

      Excluir
  8. Poderia me mandar as respostas? Agradeço! E-mail: analusolove@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. adorei o exercício quero obter as respostas... naydias2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente blog, pode por gentileza enviar as respostas? amsfagundes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Excelente blog, pode por gentileza enviar as respostas? amsfagundes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá alguém poderia me passar o gabarito ?
    milenapackerpk@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá alguém poderia me passar o gabarito ?
    milenapackerpk@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gente alguém poderia me passar as respostas ? Sarah.aguiar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. adorei o exercício quero obter as respostas pelo email ...suzy.duarte2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. adorei o exercício quero obter as respostas pelo email ...suzy.duarte2015@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. gostaria de obter as respostas djanenando@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. gostaria de obter as respostas amandaanascimento35@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. olá! alguém tem as respostas. Se sim, me envie. crisgb.nil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. seria possível mandar as respostas para @kv2510256@gmail.com?

    ResponderExcluir
  22. Da pra mandar as respostas para todos?? E não demora tá samelavictoriap@gmail.com bgd

    ResponderExcluir
  23. Alguém poderia me enviar as respostas,por favor?? É urgente!!

    ResponderExcluir
  24. Oi gostei muito das perguntas, pode enviar as respostas para esse e-mail: guttileandro@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi gostei bastante as perguntas, pode me enviar as respostas? Por favor, para esse e-mail: guttileandro@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ótimas questões. Parabéns! Gostaria muito das respostas! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Alguém poderia mim enviar as respostas eu agradeço

    ResponderExcluir
  28. Alguém pode mim enviar as respostas eu agradeço

    ResponderExcluir
  29. Poderia me manda as respostas por favor e urgente email: rs9963433@gmail.com

    ResponderExcluir