Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ATIVIDADE 2 - PRODUÇÃO, SELEÇÃO E JUSTIFICATIVA DO ELENCO DA FILME CRIADO PELOS ALUNOS - UMA HISTÓRIA DE VIDA REAL.


Após pedir aos alunos que construíssem uma história de vida real que serviria de base ou argumento para produção de um filme, devemos início a segunda parte da Atividade.Na segunda etapa da atividade, pedi aos mesmos que elaborassem o elenco do filme, com personagens e justificativas, para que a história construída por eles pudesse, através do roteiro, ser transformada em um filme. Segue abaixo uma das atividades elaboradas pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, com a seleção do elenco do filme "LUTANDO CONTRA O DESTINO".


ATIVIDADE - SELEÇÃO E JUSTIFICATIVA DO ELENCO DO FILME "LUTANDO CONTRA O DESTINO".


ATORES SELECIONADOS (ELENCO), PERSONAGENS DO FILME, JUSTIFICATIVA:
Tom Hanks -Bruno - Este ator tem características substanciais de dramaticidade, sendo ideal para histórias verídicas, com temas polêmicos.

Julia Roberts -Letícia - Esta atriz representa a noiva, por ser meiga, bela e recatada, mas por se impor, quando traída, demonstrando-se plena e absoluta e jamais dando uma segunda chance, ou seja, havendo traição e desconfiança não há perdão.

Antônio Bandeiras - Edson - Este ator consegue incorporar o personagem, por ter um semblante sofrido, mas denotar a personalidade de uma pessoa amorosa, delicada, que luta por seus sonhos e nunca abandona seu verdadeiro amor.

Tarcísio Meira - Avô Antônio - Este ator representa enfaticamente o papel do avô, pela postura rígida, severa e pela personalidade turrona de ser, pensar e agir.

Glória Menezes - Avó Mercedes - Esta atriz representa o papel ideal da avó: serena, discreta, amorosa, acolhedora e submissa, ficando entre o neto e o marido. Apesar do amor pelo neto, é obrigada a aceitar a decisão do marido em expulsar o neto, pois além de submissa, depende financeiramente dele.

Cristiane Torloni - Mãe Helena - Torloni faz bem o papel de mãe. Elegante, chique e com a personalidade lutadora, defende seus filhos a todo custo, mas depende dos pais para criá-los. Desiludida, perde o incentivo por sua vida e mesmo amando demasiadamente seus filhos, acaba caindo na tentação do suicídio, por não ter como se defender, proteger e criar os seus filhos.

Claudia Raia - Irmã Silvia - Atriz ideal para fazer o papel de vilã. Impositiva, discursiva e com uma linguagem persuasiva, utiliza as suas artimanhas e predicativos com o intuito de tentar destruir a todo custo à felicidade do seu irmão Bruno.

Bruno Gagliasso - Sobrinho Douglas - Este ator é ideal para fazer o papel de sobrinho, pela postura e fisionomia. Representa um adolescente mimado, rico, que acredita nas mentiras de sua mãe e despreza o seu tio Bruno, sem nunca procurar a verdade ou tentar ouvir a versão do seu tio.

Fernanda Rodrigues -Sobrinha Amanda - Esta atriz é meiga, carinhosa, sonhadora. Representa substancialmente o papel da sobrinha que fica em cima do muro; gosta do seu tio, mas fica entre as mentiras e o amor da sua mãe Silvia ou o relacionamento com seu tio, o qual é abalado por muitas vezes e que se acaba com o tempo.

Whoopi Goldberg - Professora de Magistério de Português Dolores - Generosa, carinhosa, atenciosa, delicada, esta atriz faz o papel ideal da professora que acredita no potencial de Bruno, apoiando-o financeiramente e psicologicamente.

Sandra Bulloc - Professora de Literatura da Universidade Uninove Nena -Extrovertida, mas séria e responsável quando necessário, esta atriz vivida por Sandra Bulloc descobre o talento de Bruno nas aulas de Literatura, através de seus textos, poemas e poesias, testemunhando sua evolução e vitórias.

PERFIL DA ESCOLA DE MAGISTÉRIO: A escola denominada CEFAM é específica na formação de professores de Ciclo I do Ensino Fundamental. Com 10 aulas por dia, tem como foco principal a professora de Língua Portuguesa Dolores, vivida por Whoopi Goldberg, uma professora carinhosa, carismática, meiga e comunicativa.

PERFIL DA UNIVERSIDADE UNINOVE: A Uninove, situada na Barra Funda – SP., oferece um ensino de qualidade, com um ensino rígido e tradicional, com o objetivo de formar profissionais preparados para a vida e para o mercado de trabalho.

PERFIL FAMILIAR:
A família do personagem Bruno é egoísta, materialista, favorecendo e agradando somente as pessoas por conveniência e comodismo.Também é preconceituosa e cruel.

PERFIL SENTIMENTAL DE BRUNO: Bruno é um rapaz com problemas gravíssimos de auto-referência, devido ao preconceito familiar, não se aceitando homossexual. Tem uma vida conturbada, difícil e infeliz, inclusive em alguns de seus relacionamentos. Sua felicidade se dá pelo amor de Edson, mas é momentânea, pois se dá no momento de sua doença. Mesmo assim, conturbado ou não, não perde a sua fé inabalável, a esperança incessante em busca de sua felicidade.

SINOPSE DO FILME “LUTANDO CONTRA O DESTINO”- UMA HISTÓRIA DE VIDA REAL -"Nascido aos 23/11/76, esta criança mal chegou a conhecer o pai, o qual abandonou sua mãe quando o mesmo estava ainda com 3 meses de idade. Criado pelos avós e tios, tendo pouco contato com sua mãe, que trabalhava com venda de roupas porta a porta para sustentá-lo e para sustentar mais outras duas filhas. Na adolescência, descobre sua homossexualidade e aos 14 anos, resolve contar a todos os familiares e é expulso de casa. Não obstante, sem rumo, vai trabalhar na noite paulistana como barman em uma boate, cuja dona o coloca também para fazer para fazer stripper na boate e para limpar sua casa. Cansado de tanta humilhação, este jovem chamado Bruno resolve fazer Magistério, para ser professor e poder sustentar-se com o salário oferecido como Bolsa no curso. às vésperas de sua formatura perde a sua mãe em um acidente de trem. Mesmo desiludido, este jovem se forma e posteriormente, se forma em LETRAS na Uninove. Em 1993, perde sua mãe, em 2003, sua avó, única familiar que ainda o amava. Com dois empregos, como professor e Educador da Fundação CASA, local onde conhece Letícia e iniciam um romance, chegando até a noivar. Porém, após a ligação de sua irmã mais velha contando a Letícia toda a vida de Bruno. Letícia, chocada, surpreende Bruno, abrindo-lhe um processo por danos materiais e morais. Após o processo, Letícia ganha a casa de Bruno, avaliada no valor da causa e além de lhe tomar a casa, único bem, resolve prejudicar-lhe no emprego, por ser sua chefe, enfim, acabar com a vida de Bruno. Sem rumo, com tantas perdas, inclusive dos sobrinhos, que acreditavam numa mentira bárbara de sua irmã mais velha, Adriana, e resolveram ignorá-lo, com o restante da família. Contudo, Bruno acaba terminando internado num Hospital psiquiátrico e meses depois, se aposenta por invalidez. Aposentado, dentro de um Hospital, conhece Edson, que o apóia em todos os sentidos e traçam um novo destino. Esperançoso com a nova situação, Bruno é surpreendido e descobre que é portador do vírus HIV, mas isto não lhe tira o brilho de sonhar. Apesar dos entraves, ambos terminam juntos em Pernambuco e Edson fica ao lado de Bruno até o último dia de sua vida. Estes foram os melhores momentos da vida conturbada de Bruno, um jovem que nunca deixou de acreditar nos seus sonhos, na esperança, enfim, na vida, até que partiu aos 32 anos de idade com sua fé inabalável em Deus e no destino que lhe foi traçado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário