PROJETO SALA AMBIENTE DE LEITURA.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.
Justificativa:
Tendo conhecimento que muitos alunos não têm contato sistemático com a leitura de qualidade, que não gostam de ler em razão da sedução que a imagem (tv, vídeos, jogos eletrônicos, computador) exerce sobre eles e que ainda muitos são decodificadores de palavras, propõe-se um trabalho consciente de leitura, mostrando aos alunos que muitas leituras utilitárias podem transformar-se em leituras de fruição.
Objetivos:
- Formação de leitores proficientes;
- Estimular, sensibilizar, cativar os alunos para a leitura e assim, torná-los competentes, não só como leitores, mas, consequentemente, capazes de escrever com eficácia, dominar todas as tipologias textuais e ter acesso e contato com todos os gêneros textuais.
Ações e Estratégias:
- Promover uma visita à biblioteca, mostrando-lhes o acervo, como é organizado, como os livros são catalogados, como consultar o fichário ou o computador para localizar um livro;
-Colocar à disposição dos alunos todo e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: HQ, revistas especializadas em carros, motos, esportes, moda, etc., folhetos, jornais, com assuntos variados; livros de textos curtos, tais como: contos, crônicas, textos humorísticos, charges de políticos, etc., livros didáticos e paradidáticos, etc.;
- Importante, antes de sugerir, verificar quais são as preferências dos alunos, seus interesses, o que procuram, quais são as suas expectativas, etc.;
- Possibilitar também a escolha de suas leituras, atentando para o fato de que os adolescentes têm interesses variados;
- Planejar um momento de leitura livre´em que o professor também participe, proporcionando momentos de fruição apenas;
- Propor atividades, mas não de todas as leituras, mas das quais os alunos mais se identificaram e podem transcodificar suas leituras em outras linguagens, tais como teatro, charges, propagandas, HQ, paródias, visando interá-los no mundo da leitura.
Período de Realização:
No decorrer do ano letivo, sempre ao final de cada bimestre, havendo um replanejamento, para que se redirecione às ações que não contemplaram aos objetivos propostos e que a qualidade do trabalho seja cada vez mais eficaz e pautado na aprendizagem e no desenvolvimento da leitura de fruição do educando.
Avaliação Diagnóstica:
Objetivo: verificar o estágio de aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. Observar e anotar os problemas de maior incidência na expressão linguística dos alunos e, com base nestes dados, estabelecer novos objetivos e estratégias para o período a ser trabalhado.
Atividades de Sondagem Propostas:
- Debate - roda de leitura;
- Reconstituição da leitura dramatizada;
- Ilustração: capa do livro, desenhos, dobraduras, etc.;
- resenhas;
- seminários;
- confecção de cartazes, HQ, propagandas, jornais escolares;
- Produções de textos;
- Produções de poesias;
- Participação;
- Transcodificação de textos na linguagem teatral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário